-
Arquitetos: Logical Process in Architectural Design Office
- Área: 760 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ali Gorjian, Deed Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o surgimento da vida urbana moderna, o tecido histórico de Isfahan, assim como outras áreas históricas do centro do Irã, passou por transformações significativas. Ao longo do último século, a predominância dos carros e a extensa rede de ruas fragmentaram os bairros históricos, levando à separação das antigas casas com pátios centrais, que compõem cerca de 60% da área norte de cada terreno, alterando drasticamente o desenho da cidade, a ponto de restarem apenas remanescentes dispersos e isolados de casas com pátios interconectados.
Edifícios históricos com funções públicas, como mesquitas, escolas, bazares e igrejas, foram preservados e restaurados com uma abordagem museológica, desvinculados de seu propósito autêntico, agora servindo aos interesses turísticos. As antigas casas que sobreviveram ao impacto da vida urbana moderna, mas não possuem adaptabilidade para atender à vida contemporânea, foram transformadas em restaurantes. Os moradores dessas antigas casas sonham em demoli-las para construir apartamentos, com poucos considerando a opção de continuar suas vidas nessas casas tradicionais.
As edificações que passaram por inúmeras mudanças ao longo dos séculos ainda não encontraram um modelo adequado de evolução no mundo moderno. Nesse contexto, nos esforçamos para criar um padrão que, por um lado, transforme uma casa com pátio central em uma moradia moderna e atualizada e, por outro, estabeleça uma reconciliação entre as estruturas antigas e o novo tecido urbano. A nova adição confronta a estrutura antiga de maneira transparente, elevando e rebaixando o nível do pátio, criando uma seção fluida e, no final, definindo toda a casa como uma cortina para as memórias do antigo pátio e da igreja do outro lado da rua.
O projeto consiste em duas partes:
- Preservação, reforço e restauração da parte antiga existente.
- Integração de uma estrutura moderna e dinâmica ao contexto existente.
No final, a conexão entre essas duas partes dá forma à casa, uma casa com planta livre que é adaptável e convidativa para um casal jovem, flexível e moderno. É um lar para crianças, convidados, para esportes, natação, leitura e relaxamento - uma casa isolada, porém transparente, em meio ao tecido denso e movimentado da cidade de Isfahan.